sexta-feira, 10 de maio de 2013

Expedição descobre indícios de continente submerso no Atlântico Sul


Expedição inédita realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) em parceria com o Japão, em águas internacionais do Atlântico Sul, com submersível Shinkai 6500, mostrou que foram descobertas rochas de granito que podem demonstrar que há um continente submerso na região conhecida como elevação do Rio Grande. O anúncio foi feito na segunda-feira, 6 de maio, pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, Roberto Ventura.
“Essas amostras reforçam a hipótese de que a Elevação do Rio Grande é um continente que afundou há 100 milhões de anos, quando a América do Sul se separou da África. Isso pode revolucionar nossa compreensão sobre a formação e evolução da crosta terrestre”, disse Ventura, acrescentando a necessidade de mais estudos para confirmar a hipótese.

 
Desde abril, a CPRM executa ousado programa de pesquisa para ampliar a presença brasileira e o potencial mineral no Atlântico Sul. As pesquisas estão sendo realizadas em águas internacionais e envolve equipe de pesquisadores multidisciplinar, além da cooperação técnica com países que possuem tecnologia de ponta e expertise, como o Japão.  
 
Ao todo, o Shinkai 6500 fez sete mergulhos entre a Elevação e a Dorsal de São Paulo, quatro deles levando pesquisadores brasileiros. Todos os locais foram escolhidos pela CPRM com base em expedições realizadas antes na região. Além do granito, importante, do ponto de vista científico, foram encontrados indícios de minerais como ferro, manganês, cobalto, cobre, níquel, nióbio e tântalo.
 
 
 
*Com informações da CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário