sábado, 7 de março de 2015

Google vai criar uma versão do Android para realidade virtual

A Google tem conseguido levar o Android a equipar quase qualquer tipo de plataforma. Criado inicialmente para estar presente nos dispositivos móveis, tem conseguido crescer e tornar-se uma alternativa em campos tão distintos como os smartwatches.
Um notícia agora publicada vem dar conta de que a Google se prepara para levar o Android ainda mais longe, preparando uma versão para ser usada em dispositivos de realidade virtual.

Os dispositivos de realidade virtual estão lentamente a invadir o mercado e podem num futuro muito próximo ser uma área onde todas as empresas querem estar presentes.
Têm surgido ofertas, ainda muito rudimentares e caras, mas que mostram já ao mercado qual vai ser esta tendência e de que forma os utilizadores as vão poder usar.
A Google por norma acompanha estas tendências e tem sempre um lugar de destaque nos seus desenvolvimentos, muitas vezes não na criação destes equipamentos, mas sim na criação dos sistemas que os alimentam e os sustentam.
Não é por isso estranho que o Wall Street Journal esteja a noticiar que a Google tenha já uma vasta equipa de engenheiros a trabalhar numa versão do Android para estes novos equipamentos destinados à realidade virtual.
Ao conseguir criar esta versão a Google volta a marcar presença em sistemas que a concorrência fabrica, mas garantindo uma forma fácil destes fabricantes de criarem os seus dispositivos, preocupando-se apenas com o hardware.


Esta não é uma situação nova e a Google já no passado o fez diversas vezes. A última delas surgiu com o Android Wear, uma versão específica do Android, destinado aos smartwatches.
Mas também já antes a Google tinha conseguido lançar as suas versões de Android, preparada para smartboxes ou para smart TV’s, mas estas versões sem grande aceitação.
Ainda é apenas um rumor esta nova versão que está a ser criada, mas a sua criação parece ser muito provável e até lógica.
Com esta versão a presença da Google neste novo mercado estaria garantida, ao mesmo tempo que dava a qualquer fabricante a possibilidade de ter um sistema operativo construído de raiz para estes sistemas e que poderia dar acesso directo às API’s e a protocolos específicos para esta área.
Mais uma jogada de mestre da Google que se prepara para marcar a sua presença numa nova área em franco crescimento e que tem tudo para ser o futuro.

Fonte: http://pplware.sapo.pt/ Autor:Pedro Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário